Newsletter #2, Julho de 2018

Sejam bem-vindos, mais uma vez!

Depois de uma primeira newsletter mais “voltada para o passado”, onde fiz essencialmente um balanço das minhas atividades de pesquisa no primeiro quadrimestre, divulguei informações sobre o início de quadrimestre, e vos falei de alguns acontecimentos que marcaram o mês de maio (Pint of Science & Prêmio Abel), esta segunda newsletter será inteiramente dedicada ao presente e ao futuro.
Os temas de hoje são:

  • PROGRAMA PESQUISANDO DESDE O PRIMEIRO DIA (PDPD)
  • LIVRO DE EXERCÍCIOS DE BASES MATEMÁTICAS
  • BREVES NOTAS SOBRE O PRINCÍPIO DE INDUÇÃO MATEMÁTICA
  • SYMPOSIUM ON CLIFFORD ALGEBRAS, MATHEMATICAL PHYSICS AND RELATED TOPICS
  • EVENTOS SATÉLITE DO ICM 2018

PROGRAMA PESQUISANDO DESDE O PRIMEIRO DIA (PDPD)

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPES) divulgou a 11 de junho o Edital 02/2018 (PDPD)
destinado à concessão de bolsas a alunos recém-ingressantes na UFABC (primeiroanistas) que pretendam realizar um projeto de pesquisa. As inscrições estarão abertas até às 23:59 do dia 20 de julho de 2018.

Para os eventuais interessados fazer um PDPD:

  • O projeto terá a duração de 10 meses: OUTUBRO DE 2018 a JULHO DE 2019.
  • Será a nota do ENEM com que ingressou na UFABC que determinará se você será ou não bolsista.
  • Poderá realizar o projeto de PDPD como voluntário, caso não venha a receber bolsa.
  • Alunos que possuam vínculo empregatício apenas poderão aderir ao programa na condição de voluntário.

Caso esteja interessado em ser orientado por mim, gostaria de salientar que os meus temas de pesquisa se situam na interface entre matemática e física com um potencial viés para aplicações. Alguns dos temas aplicados para os quais possuo interesse de momento são Computação Quântica & Multiplexing de Sinais Digitais. Para eventuais esclarecimentos sobre temas de pesquisa tome a liberdade de me endereçar um e-mail.

LIVRO DE EXERCÍCIOS DE BASES MATEMÁTICAS

NumerosFibonacci
Imagem criada com recurso ao arquivo GeoGebra NumerosFibonacci.ggb – números de Fibonacci como soma das diagonais do triângulo de Pascal (item (b) do Exercício 75 do Livro de Exercícios de Bases Matemáticas).

Depois de em 2017 ter iniciado a produção do eBook Funções de Várias Variáveis [ainda em construção] para usar de suporte às minhas aulas de FVV, decidi fazer algo parecido em Bases Matemáticas e criei um Livro de Exercícios como forma de coletar todo o material que tenho vindo a desenvolver (incluindo os arquivos de GeoGebra, que podem ser baixados gratuitamente). O objetivo primordial passa pela extensa revisão dos exercícios que foram propostos nos anos anteriores, eliminando vários erros de impressão, e pela correção de várias imprecisões no enunciado de alguns deles.

Este livro já vai na sua 4ª atualização e conta, de momento (atualização de 24 de junho de 2018) com 111 exercícios, alguns deles novos relativamente às listas de exercícios dos anos anteriores. Para facilitar o entendimento do enunciado de alguns dos exercícios, estão sendo adicionadas várias notas de rodapé.

Para que este possa ainda vir a ser melhorado e ampliado, os vossos comentários e sugestões serão muito bem-vindos.

BREVES NOTAS SOBRE O PRINCÍPIO DE INDUÇÃO MATEMÁTICA

Indução Matemática é deveras um dos temas mais desafiantes para ensinar aos alunos ingressantes na UFABC. Umas das minhas estratégias que tenho vindo a adotar, desde que ministrei a disciplina pela primeira vez em 2016, passou por diversificar o cardápio de exercícios, tentando explorar este tema de forma transversal, englobando conceitos que foram pré-adquiridos anteriormente. De preferência com recurso a ferramentas computacionais (em particular, com recurso ao GeoGebra).
#Problema do Mês de Junho que postei por aqui na semana passada enquadra-se dentro desta filosofia. Infelizmente, e por falta de tempo e disponibilidade para produzir material alternativo com recurso ao GeoGebra, gostaria de partilhar abaixo publicações interessantes que encontrei na página Facebook GIF Animados de Construções Geométricas:

O vídeo abaixo, que encontrei numa das caixas de comentários da página Facebook GIF Animados de Construções Geométricas dá-nos uma interpretação interessante para a fórmula 1^3+2^3+\ldots n^3=(1+2+\ldots+n)^2 (conhecida na literatura como Teorema de Nicomachus)

SYMPOSIUM ON CLIFFORD ALGEBRAS, MATHEMATICAL PHYSICS AND RELATED TOPICS

image003

No final do mês (mais propriamente, a 30 de julho de 2018 – 2ª feira) irei organizar um simpósio temático, direcionado para Álgebras de Clifford e Física Matemática, tirando partido do fato vários pesquisadores internacionais meus conhecidos se encontrarem por São Paulo. Segue abaixo uma tradução livre do conteúdo postado no site oficial do simpósio, também publicada na página do CMCC:

O simpósio é uma oportunidade para juntar estudantes de pós-graduação e pesquisadores interessados em álgebras de Clifford e Física Matemática. Com as diferentes palestras pretende-se lançar alguma luz sobre uma ampla variedade de tópicos de pesquisa que se encontram na interface entre matemática pura e matemática aplicada.
Durante o simpósio os participantes terão a oportunidade de trocar ideias, em um estilo muito informal, com os oradores convidados. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

Data: 30/Julho/2018 das 8h30 as 17h00

Para mais detalhes, visite o site do simpósio:
http://professor.ufabc.edu.br/~nelson.faustino/Pesquisa/Conferencias/CliffordApp2018.htm

Conto com a vossa participação!

EVENTOS SATÉLITE DO ICM 2018 

Para além do simpósio que estou organizando, vai haver outros eventos na grande São Paulo que irão preceder/suceder o Congresso Internacional de Matemáticos que se irá realizar de 01 a 09 de agosto de 2018 na cidade do Rio de Janeiro. Destaco alguns deles:

Gostaria de salientar que:

A newsletter de Julho fica-se por aqui. Regressaremos no próximo mês, após a realização do Symposium on Clifford Algebras, Mathematical Physics and Related Topics, e de serem conhecidos os medalhistas fields no Congresso Internacional de Matemáticos . Seguramente não irão faltar novidades e curiosidades matemáticas.

PARA ESTAREM A PAR DAS ÚLTIMAS NOVIDADES

Sigam também a minha página web, as páginas das disciplinas de Bases Matemáticas, e a página de Facebook Nelson José R. Faustino – UFABC (onde este e demais posts serão partilhados).

2 comentários sobre “Newsletter #2, Julho de 2018

  1. Reblogged this on Astrolábio and commented:

    Por questões de falta de tempo, não poderei escrever a Newsletter #3 (de agosto). Mesmo assim, gostaria de aproveitar para deixar aqui algumas notas soltas:

    Deixo aqui apenas algumas notas de destaque:

    #1 O simpósio que organizei na UFABC foi um sucesso! Nele se discutiram possíveis direções de pesquisa envolvendo por exemplo a hipótese de Riemann (colocada por Zouhair Mouayn) & a conjetura de Lax em dimensões superiores (colocada por Pedro Lauridsen);
    #2 Medalhas fields de Matemática foram atribuídas no Rio a 01 de agosto. No site do IMPA podem encontrar uma descrição sucinta das contribuições de cada um dos laureados https://impa.br/page-noticias/researchers-from-germany-india-iran-and-italy-take-home-the-2018-fields-medal/

    Nelson

Deixe um comentário