Crescimento (In)Sunstentável-Palestra (in Portuguese).

Na passada 6ª feira, 15 Março 2013, dei uma palestra pública na Escola Secundária Dª Inês de Castro, Alcobaça, enquadrada nas actividades do Agrupamento de Escolas de Cister-Agrup@2013.
Tendo como mote o ano de 2013 como o Ano da Matemática do Planeta Terra, escolhi como tema para a minha palestra, o problema do Crescimento [Económico] (In)Sustentável, como forma de desmistificar um dos assuntos que tem sido muito falado na comunicação social.
O grande erro dos economistas, em geral, passa por assumir que as economias podem crescer eternamente a ritmos rápidos e exponenciais, o que não é verdade, pois os recursos disponíveis para o fazer são finitos, e com o passar do tempo tendem a ser cada vez mais escassos e caros.
Numa das infografias que inclui nos slides, a propósito do aforramento de divisas, verifica-se que as economias que amealham divisas de uma forma rápida a curto prazo, foram também aquelas que experimentam quebras ou abrandamento a longo prazo.
No final, lançei a hipótese do modelo de Selecção Natural de Charles Darwin (1842-1844) ser talvez o melhor modelo para descrever o crescimento económico, tomando como caso base o crescimento exponencial da economia Chinesa-entre 1996-2010-assim como o abrandamento desta de 2010 para cá.
Com base nestes indicadores, devemos colocar a hipótese de existir uma relação causa-efeito entre leis da termodinâmica (petróleo, minerais e recursos naturais) e o crescimento económico (aforramento de divisas). A aparente correlação do preço do barril de brent e o aumento do preço dos alimentos a isso me leva a especular.
Para os interessados, podem fazer download dos slides na hiperligação abaixo. Fico entretanto a aguardar pelas vossas observações e sugestões, ou por e-mail, ou em comentário a esta entrada.
  

ESDICA2013

URL slides: ESDICA2013

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s