Notícias SPM

Nesta Edição:

  1. Tardes de Matemática em Vila Nova de Gaia, Lisboa e Évora
  2. Pedro Nunes Lectures trazem Jacob Palis a Portugal em Fevereiro
  3. Inscrições para Mini Olimpíadas até final de Abril
  4. Coimbra recebe Bridges 2011 em Julho
  5. Ciclo de conferências Matemática Sem Limites na FCUL
  6. Sílvia Barbeiro premiada com Medalha de Honra L’Oréal Portugal
  7. Exposição “ A Matemática de M.C.Escher” no Taguspark
  8. Magia e matemática no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra
  9. Nova edição do Canguru Matemático em Março
  10. Movimento Civil Pela Ciência e Educação da Bulgária lança petição

1. Tardes de Matemática em Vila Nova de Gaia, Lisboa e Évora

No dia 26 de Fevereiro há Tardes de Matemática em Vila Nova de Gaia, com “A Matemática na coordenação do trânsito rodoviário”. Um mês depois, a 26 de Março, será apresentada “A curvatura do espaço e do tempo”. Gaia vai conhecer também, no dia 16 de Abril, a resposta à seguinte questão: “Será que um Dó sustenido é o mesmo que um Ré bemol?”. As palestras realizam-se às 15h30, na Fnac do GaiaShopping.

As Tardes regressam a Lisboa, no âmbito do ciclo “Matemática das Coisas”, no dia 5 de Março, com a palestra “A Matemática e a democracia”. No dia 2 Abril será a vez de “A Matemática e a pintura” e no dia 7 de Maio, “A Matemática e as redes sociais”. “A Matemática e as finanças pessoais” encerra o ciclo de palestras na capital, no dia 4 de Junho. As Tardes de Matemática em Lisboa realizam-se no Pavilhão do Conhecimento pelas 15h30.

Em Évora, a Fundação Eugénio de Almeida receberá "A Matemática e a música", a primeira palestra do ano, no dia 17 de Março. "A Matemática e a magia" animará a tarde de 31 de Março. Ambas as palestras decorrerão às 14h30.

voltar

2. Pedro Nunes Lectures trazem Jacob Palis a Portugal em Fevereiro

O Centro Internacional de Matemática (CIM) e a SPM promovem a visita a Portugal de mais um ilustre matemático para as Pedro Nunes Lectures. Jacob Palis (IMPA) apresentará duas palestras, abordando questões fundamentais em sistemas dinâmicos. A primeira apresentação decorrerá na Universidade do Porto, no dia 24 de Fevereiro, às 15h. No dia 2 de Março, Palis estará na Universidade de Lisboa para mais uma palestra, às 16h30.

As Pedro Nunes Lectures são dirigidas a um público vasto, com interesse pela matemática, em especial estudantes de doutoramento e jovens investigadores. As Lectures têm o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

voltar

3. Inscrições para Mini Olimpíadas até final de Abril

A estreia das Mini Olimpíadas de Matemática está marcada para o mês de Maio. As inscrições terminam no dia 30 de Abril e podem ser feitas através do endereço http://mopm.mat.uc.pt/MOPM/. A competição destina-se aos alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Básico e será constituída por uma prova única realizada nas escolas participantes.

voltar

4. Coimbra recebe Bridges 2011 em Julho

Entre 27 e 31 de Julho a Universidade de Coimbra, com o apoio da SPM, receberá a conferência BRIDGES 2011, que promoverá a reflexão sobre a relação entre a matemática e a arte.

A conferência pretende reunir matemáticos, músicos, escritores, escultores, engenheiros e tantos outros estudiosos para uma partilha de conhecimentos e experiências. Durante cinco dias, a Universidade mais antiga do País acolherá workshops, palestras e outras actividades.

voltar

5. Ciclo de conferências "Matemática Sem Limites" na FCUL

Até ao final do mês de Maio, o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) apresenta o ciclo de palestras "Matemática Sem Limites", dirigido ao grande público. Vários matemáticos apresentarão, de forma original e apelativa, diversos temas relacionados com a matemática.

No próximo dia 10 de Fevereiro realiza-se a palestra “Padrões e carimbos: a magia da simetria”, apresentada por M. Arala Chaves. No mesmo dia, no contexto do ciclo de conferências, será inaugurada uma versão da exposição “A Matemática de M.C.Escher”. As palestras decorrem, quinzenalmente, às quintas-feiras, pelas 18h30, na FCUL. Veja o programa completo aqui.

voltar

6. Sílvia Barbeiro premiada com Medalha de Honra L’Oréal Portugal

Sílvia Barbeiro, membro da direcção da Delegação Centro da SPM, foi galardoada com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A medalha, atribuída anualmente a jovens cientistas que façam investigação em Portugal, premiou a investigadora pela sua contribuição para o avanço da medicina. O trabalho desenvolvido por Sílvia Barbeiro demonstra, através da utilização de equações, de que forma se comportam as células no processo de produção do osso quando se faz um implante dentário. O seu estudo permitirá optimizar esta técnica.

Professora no Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, Sílvia Barbeiro integra também a Comissão de Problemas das Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

voltar

7. Exposição “A Matemática de M.C.Escher” no Taguspark

Reproduções das obras de M.C. Escher, conhecidas pela sua componente matemática, encontram-se em exposição no Átrio do Núcleo Central do Taguspark, em Paço de Arcos. A exposição “A Matemática de M.C. Escher” apresenta algumas das célebres “construções impossíveis” do artista plástico holandês.

A exposição é uma colaboração entre a Taguspark, S.A., e a SPM. Uma réplica da exposição pode ser disponibilizada pela SPM, mediante pedido, a escolas, bibliotecas ou outras entidades que promovam a divulgação científica. Mais informações através do e-mail imprensa.

voltar

8. Magia e matemática no Museu de Ciência da Universidade de Coimbra

A Delegação Centro da SPM e o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra estabeleceram uma parceria para a organização de vários eventos. O próximo decorre no dia 16 de Fevereiro, entre as 16h e as 18h. Nesse dia haverá "Magia no Museu: Baralhos de cartas, nós cegos e matemática", um workshop de promoção da conferência Bridges.

voltar

9. Nova edição do Canguru Matemático em Março

Estão abertas até ao dia 8 de Março as inscrições para o Canguru Matemático 2011 , que se realiza no dia 17 do mesmo mês. Este é um concurso de carácter internacional dirigido a todos os alunos, sem selecção prévia. A prova tem cinco níveis, de acordo com as idades dos alunos, e decorre no mesmo dia em todos os países participantes.

A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação que junta personalidades da área da matemática de diversos países, com o objectivo de promover a divulgação da matemática elementar. O concurso é organizado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da SPM.

voltar

10. Movimento Civil Pela Ciência e Educação da Bulgária lança petição

A SPM associa-se a diversas instituições científicas internacionais no apoio ao Movimento Civil Pela Ciência e Educação da Bulgária. Neste momento, existe uma petição em circulação para sensibilizar o governo búlgaro para a necessidade de investir na área do ensino superior e na investigação científica.

O financiamento destinado à Academia de Ciências Búlgara e à Universidade de Sofia, que concentram grande parte da comunidade científica do país, tem sofrido sucessivos cortes no orçamento, o que motivou os protestos.

voltar

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s