Actividades da SPM 2010/2011

Actividades da SPM 2010/2011

Nesta Edição:

  1. SPM leva matemática a Óbidos
  2. Encontro Ibérico decorre em Braga, de 1 a 3 de Outubro
  3. Lançado mais um livro de Felix Klein
  4. Olimpíadas Portugueses de Matemática em expansão
  5. Portugal acolhe primeiras Olimpíadas da Lusofonia
  6. Novidades do Formação SPM
  7. Pedro Nunes Lectures recebem Michael Atiyah
  8. Projectos Aleph e Delfos estão de volta
  9. Comece o ano lectivo com novas oportunidades de carreira e emprego

1. SPM leva matemática a Óbidos

De 26 de Setembro a 24 de Outubro, a típica vila de Óbidos acolherá a exposição “Medir o tempo, medir o mundo, medir o mar”, na Galeria da Casa do Pelourinho. A inauguração da exposição, que decorre no dia 26 de Setembro, é seguida de uma visita guiada. Óbidos será também o ponto de partida de mais uma temporada das Tardes de Matemática. “A matemática dos descobrimentos” realiza-se no dia 26 de Setembro à tarde, no Auditório da Casa da Música, com apresentação de Henrique Leitão. Ambas as iniciativas decorrem no âmbito do encontro "Raising the Public Awareness of Mathematics" e têm entrada livre.

Novas Tardes de Matemática vão realizar-se por todo o país durante o próximo ano lectivo. No dia 23 de Outubro é a vez de os Açores receberem a sessão "Matemática elementar: um tema com muito para dizer".

voltar

2. Encontro Ibérico decorre em Braga, de 1 a 3 de Outubro

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Encontro Ibérico de Matemática , que decorre na Universidade Minho entre 1 e 3 de Outubro. Inscreva-se até ao dia 10 de Setembro e beneficie de uma redução de 10 euros.

Tal como nas edições anteriores, o Encontro centra-se em três áreas científicas, que nesta edição serão: Lógica matemática,fundamentos e computação, Análise numérica e optimização, Teoria de cordas e física matemática. O evento é uma organização conjunta da Real Sociedad Matemática Española e da SPM e pretende incentivar a colaboração entre matemáticos dos dois países e desenvolver a investigação matemática na Península Ibérica.

voltar

3. Lançado mais um livro de Felix Klein

Já está publicada a segunda parte do primeiro volume do livro Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior de Felix Klein, um dos mais notáveis matemáticos do século XIX. Dedicada à Álgebra, esta obra pretende esclarecer conceitos, tal como o volume antecessor, que abordou a Aritmética.

Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior é o décimo livro da colecção “Leituras de Matemática” da SPM, e foi publicado com o apoio dos Centros de Investigação Matemática da Universidade de Lisboa (CMAF e CAUL). Está disponível na loja SPM on-line.

voltar

4. Olimpíadas Portugueses de Matemática em expansão

O início do novo ano lectivo traz mais uma edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), o evento científico que mais jovens reúne em Portugal. Mas este é um ano especial. A partir de agora, os alunos a partir do 3.º ano poderão também participar nesta competição, organizada pela SPM.

Assim, nos 3.º e 4.º anos decorrerão as Mini-Olimpíadas, no 5.º ano as Pré-Olimpíadas e nos 6.º e 7.º anos a categoria Júnior, mantendo-se as categorias A e B, para os 8.º e 9.º anos e os 10º, 11.º e 12.º, respectivamente. A final das OPM 2010/2011 realiza-se na cidade de Braga.

voltar

5. Portugal acolhe primeiras Olimpíadas da Lusofonia

A primeira edição das Olimpíadas de Matemática da Lusofonia (OML) acontece já este ano lectivo e terá lugar em Portugal. A par da competição realizar-se-á a Semana Olímpica da Lusofonia, com cursos e conferências.

O evento pretende unir estudantes dos países lusófonos através da matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina nestes países, aprofundar a sua cooperação nesta área e apoiar a criação de sociedades científicas. A criação das OML foi definida no passado mês de Março por diversos representantes dos países de Língua Portuguesa, que se reuniram em Lisboa e Évora.

voltar

6. Novidades do Centro de Formação SPM

O Centro de Formação da SPM começa o ano ainda com mais formações, relacionadas com as mais diversas temáticas. Através de formadores que se deslocam a qualquer escola do país, o Centro contribui para a actualização contínua dos professores na área da matemática. A brochura do ano lectivo 2010/2011 estará disponível em breve. Fique atento!

voltar

7. Pedro Nunes Lectures recebem Michael Atiyah

Michael Atiyah, cuja visita a Portugal foi adiada devido à erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, virá a Portugal no âmbito das Pedro Nunes Lectures, em data a anunciar. Este ciclo de conferências é organizado pelo Centro Internacional de Matemática e pela SPM, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e promove a visita de matemáticos notáveis a universidades portuguesas.

voltar

8. Projectos Aleph e Delfos estão de volta

Já estão abertas as inscrições para o aleph.

Em Coimbra, o kovacec.

voltar

9. Comece o ano lectivo com novas oportunidades de carreira e emprego

Post-doctoral position – Mathematical Biology

voltar

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s