Encontro Ciência 2010

Informação recebida da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Como já vem acontecendo desde 2007, o Conselho dos Laboratórios Associados, em estreita colaboração com a FCT, e este ano ainda com o apoio da Agência Nacional Ciência Viva, está a organizar o Encontro Nacional de Ciência – Ciência 2010, que terá lugar nos dias 4 a 7 de Julho nas instalações do Centro de Congressos de Lisboa (à Junqueira). O Encontro junta cientistas de todas as áreas, assim como empresas, responsáveis por instituições de investigação públicas e privadas, instituições de ensino superior, e outras entidades implicadas no desenvolvimento científico e tecnológico do País, e ainda cientistas e instituições estrangeiras especialmente convidadas. O Encontro é ainda aberto a jovens estudantes envolvidos em actividades de investigação.

O planeamento, ainda preliminar, das sessões e a grelha com o programa (provisório) das sessões e respectivas actualizações estão disponíveis em

http://www.ciencia2010.pt

A totalidade do Encontro será transmitido em directo pela Internet, e as gravações das sessões abertas ficarão disponíveis para consulta ulterior. Actualmente, o programa das sessões regista já a participação activa (como oradores e moderadores) de cerca de 60 empresas e 150 instituições de investigação. Cerca de 400 estudantes também já se registaram para a apresentação de "posters".

O Encontro Nacional de Ciência visa o conhecimento mútuo, a colaboração entre instituições, o estabelecimento de redes de investigação e a identificação de novas oportunidades para a actividade científica, assim como a emergência de novos consórcios ou projectos de investigação entre disciplinas ou instituições, à criação de empresas e à criação ou reorientação de programas de formação pós-graduada. Abre-se ainda à cooperação internacional e à participação portuguesa em instituições e programas europeus ou internacionais, para o que a participação activa de moderadores informados parece-nos ser uma condição importante para o sucesso do evento.

Fará ainda parte do programa um Jantar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa no domingo 4 de Julho, assim como um Café de Ciência na Livraria Ler Devagar (na Lx Factory) na 2ªf, 5 de Julho, para os quais muito nos honraria a sua presença.

Na sessão de abertura estarão presentes para além de outros membros do Governo, o Primeiro-ministro José Sócrates e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior José Mariano Gago.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s