Afinal fico …

Embora a partir da próxima semana seja oficialmente aluno de Pós-Doutoramento da Universidade de Coimbra, onde irei fazer das coisas que mais gosto, i.e. investigar matemática, não irei deixar de leccionar na ESECS.
Estes últimos 5 meses e 1/2 foram um desafio fabuloso, ao qual agradeço em especial à Coordenadora da secção de Matemática e Ciências da Natureza, a Professora Doutora Alzira Saraiva, por me ter proporcionado a possibilidade de conhecer pessoas fantásticas como vocês.
Nunca tinha dado aulas por tão longo período de tempo, e muito menos sabia se tinha capacidade para este exercício tão responsável como o de vir a formar futuros professores que poderão ser, num futuro não muito longínquo, professores dos meus filhos e quiçá netos🙂.
Embora por natureza tenha o defeito de colocar fasquias muito elevadas no que toca à transmissão de aprendizagens, confesso que nem sempre foi fácil de preparar os conteúdos para serem leccionados na Unidade Curricular que leccionei, assim como nem sempre foi para mim fácil acrescentar as metodologias apropriadas para a transmissão de conhecimento aos meus Alunos.
No entanto, tentei sempre ludibriar esta minha lacuna, usando a minha criatividade para ir colocando vários desafios ao longo das aulas. Reflexo disto foram todos os problemas que tive o prazer de criar cujos enunciados se encontram timbrados nos cadernos dos meus (ex-)Alunos, folhas práticas, mini-testes, frequências e exames, inclusivé.

Por mais satisfeito e realizado que me sinta de fazer parte do STAFF de uma Universidade com o passado histórico e o carisma da Universidade de Coimbra, nunca me esqueci da forma com que fui recebido, “acarinhado” e “mimado”  desde o meu primeiro dia nesta escola ao ponto de ter aceite ficar a leccionar por mais um semestre em tempo parcial, ou seja, em part-time segundo o meu british accent😀, em acumulação com as minhas funções de Investigador no Departamento de Matemática  da Universidade de Coimbra.

Como já anunciado à tempos atrás por estes lados (em Inglês? só podia!), irei leccionar as Unidades Curriculares de Geometria e Medida em conjunto com a Professora (e futura Doutora por extenso) Hélia Pinto e a Unidade Curricular de  Geometria e Transformações Geométricas (a funcionar pela primeira vez como UC de opção) em conjunto com a Professora Dina Tavares.

Ambos os “projectos” que aceitei são ambiciosos e vão requerer um esforço adicional, pois está em jogo a dura (mas não impossível) tarefa de desmistificar o ensino da Geometria dentro da sala de aula. Para tal, isso vai requerer uma regeneração da metodologia utilizada para o ensino desta.

Sabe-se à priori que o ensino da geometria nos bancos de escola tem sido esquecido e evitado a todo o custo pelos actuais professores do ensino básico e secundário. A razão que se levantou para esta lacuna foi provavelmente pelo ensino desta ter sido ignorado e/ou passado para segundo plano pelos professores, por não se sentirem suficientemente confortáveis na manipulação desta.

Espero deste modo vir a contribuir para colmatar esta hipotética lacuna nos meus Alunos, transmitindo-lhe a segurança e a confiança necessárias para que estes não sintam no futuro qualquer problema em explaná-la enquanto futuros professores. Desde já fica a promessa a todos os futuros discentes destas duas Unidades Curriculares, que o ensino da Geometria na sala de aula irá equiparar-se a jogar um jogo.

Já dizia Leibniz que

“Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente”,

frase essa que tive a inspiração de adaptar para

Aprender matemática é como jogar um jogo: Primeiro aprendem-se as regras e depois … depois é só jogar”,

enquanto aluno de Licenciatura.

Assim me despeço por agora. Irei durante este semestre, que hoje começa, balançar entre Leiria e Coimbra com muita energia, muito aMor e muita AlegRiA.

Leave a Reply

